umbanda prime mediunidade exu orixá incorporação religião espiritualidade espiritual mentor guia pombagira

Será que Exu é o Demônio?

Muitos associam a imagem de Exu ao Diabo, mas como isso aconteceu?

sera-que-exu-e-o-demonio-umbanda-prime-raphael-ph-alves
Samuel Ajayi Crowther, foi um bispo da Igreja Anglicana e linguista nigeriano, o mais conhecido religioso cristão africano do século XIX. Wikipédia

A Tradução da Bíblia e o Erro de Crowther

O que será que aconteceu para que houvesse a Demonização de Exu?

Vamos embarcar em uma viagem ao ano de 1843. Nesse ano específico, Samuel Ajayi Crowther, um ex-escravo nigeriano e então bispo da Igreja Anglicana, conclui a primeira tradução da Bíblia Cristã para o iorubá, um dos principais idiomas da África Ocidental. Em sua visão, ele estava combatendo a escuridão através do evangelho. No entanto, sem querer, cometeu um erro significativo: associou a divindade africana Exu ao diabo bíblico. Como resultado desse erro, a percepção das religiões africanas se modificou, inaugurando uma série de mal-entendidos que persistem até os dias de hoje.

Satanás e Exu: Duas Figuras, Duas Essências

No Cristianismo, Satanás, ou o diabo, é a entidade que provoca o pecado, espalha a luxúria e personifica tudo que é ruim. Ele reina no inferno, e, de forma interessante, seu coração não abriga qualquer sentimento positivo, almejando apenas corromper a humanidade. Em contraste, Exu, ainda que algumas vezes descrito como difícil ou trapaceiro, tem uma essência bem diferente. Ele protege a humanidade contra a injustiça, servindo como um defensor dos que não têm poder e, acima de tudo, um símbolo de resistência e força.

sera-que-exu-e-o-demonio-umbanda-prime-raphael-ph-alves

A Expansão do Cristianismo e a Colonização da África

No ano de 313 d.C., Constantino, o imperador romano, decidiu acabar com a perseguição aos cristãos ao publicar o Édito de Milão. Posteriormente, em 391 d.C., o Império Romano adotou o Cristianismo como sua religião oficial, e a fé começou a se espalhar globalmente. Mas e se a história tivesse tomado outro rumo? Imagine se as crenças africanas tivessem dominado o mundo. Nesse cenário alternativo, teríamos cidades repletas de terreiros africanos e igrejas escondidas em cantos discretos.

Infelizmente, a história seguiu um caminho diferente. Durante a colonização, um sofrimento inimaginável foi imposto à África em nome da “civilização” e do “progresso”. Escravizaram milhares de vidas, arrancando-as de sua terra natal. Em consequência disso, subestimaram e marginalizaram as crenças africanas, até mesmo as demonizando. Esse processo serviu como justificativa para o domínio europeu, pintando os que resistiam à opressão como encarnações do mal.

sera-que-exu-e-o-demonio-umbanda-prime-raphael-ph-alves

A Demonização de Exu no Brasil

No Brasil, especificamente, os colonizadores europeus demonizaram Exu, associando-o ao mal. Essa falsa identidade se espalhou não somente entre descendentes de africanos, mas também entre novos adeptos das tradições religiosas africanas. Assim, a imagem de Exu se transformou. Em vez de um orixá defensor, passou a ser visto como um ser maligno, um retrato distorcido criado pela visão eurocêntrica.

sera-que-exu-e-o-demonio-umbanda-prime-raphael-ph-alves

Assim, a imagem de Exu se transformou. Em vez de um orixá defensor, passou a ser visto como um ser maligno, um retrato distorcido criado pela visão eurocêntrica.

Toque no banner abaixo e assine a Umbanda Prime e tenha Acesso Completo ao Curso Exu na Umbanda!

Raphael PH. Alves

Raphael PH. Alves

Sacerdote Espiritual, Escritor, Hipnólogo, Mago e Mentor de Desenvolvimento Pessoal e Espiritual, Raphael PH. Alves tem dedicado os últimos 28 anos ao desenvolvimento de métodos que auxiliam as pessoas a se despertarem como seres humanos e como seres espirituais para que assim possam atingir o máximo potencial de suas vidas. Conhecido por todo o Brasil por ser um grande instrutor e praticante da Magia Prática, Ocultismo, Espiritualidade, Religiosidade e Ferramentas Científicas para mudanças de crenças e de reprogramação mental, PH como também é conhecido, estudou o que existe de mais avançado em Desenvolvimento Espiritual, Mediúnico e Humano com os maiores especialistas no assunto do Brasil, foi Sacerdote de Umbanda por 10 anos e faz parte de Ordens Iniciáticas como a Antiga e Mística Ordem Rosa Cruz (AMORC) e é membro do Colégio do Magos; É fundador da maior plataforma online de estudos sobre Umbanda do Brasil, a Umbanda Prime e foi o criador do Método de Desenvolvimento Mediúnico Online em casa no ano de 2020. Já transformou pessoalmente a vida de mais de 5 mil pessoas em palestras e cursos, já alcançou mais de 4 milhões e 400 mil visualizações em seu canal no YouTube, e é escrito de 2 livros escritos, “Chakras na Umbanda” publicado pela Madras Editora, e o romance espiritual “Encantado” publicado pela Editora Mariwô.

Compartilhe nas Mídias:

Agora comente aqui abaixo o que achou:

Feito com 💜 © 2023 UMBANDAPRIME
CNPJ 15.518.217/0001-65

plugins premium WordPress