umbanda prime mediunidade exu orixá incorporação religião espiritualidade espiritual mentor guia pombagira

Como um Espírito se Torna Exu – A Exunização

Como-um-Espírito-se-Torna-Exu-A-Exunização-Umbanda-Prime-Raphael-PH-Alves

Desvendando a Exunização

Dentro dos vastos mistérios da Umbanda, existe um termo singular chamado “Exunização“, que se refere à metamorfose de um espírito para se tornar um Exu. A pergunta que muitos se fazem é: como um espírito que já viveu no mundo físico, como nós, pode se transformar em Exu? Este conceito tem sido fonte de fascínio e curiosidade ao longo dos anos, com várias narrativas sendo partilhadas a respeito.

O que une essas várias histórias é a ideia de que os Exus de trabalho, em algum ponto de sua jornada, enfrentaram desvios em sua evolução espiritual e lhes foi dada uma nova oportunidade de redenção. Assim como os seres humanos, os espíritos também têm seus altos e baixos na evolução. Eles podem ascender em sua jornada ou, devido a várias razões, regredir.

Imagine um indivíduo em nossa sociedade que, devido a ações incorretas, como cometer um crime, é separado da sociedade e colocado na prisão para reabilitação. Da mesma forma, no plano espiritual, um espírito que sofre uma regressão significativa é realocado para um plano dimensional mais denso, onde Exu exerce seu domínio, orientando-o.

Os livros sobre Umbanda nos oferecem insights valiosos sobre as histórias pessoais de alguns Exus de trabalho. Recomenda-se vivamente explorar algumas dessas narrativas para aprofundar a compreensão da complexidade e da profundidade da Exunização. Resumidamente, um espírito em declínio pode, em algum momento, optar ou ser escolhido para se juntar a uma das muitas Linhas de Trabalho de Esquerda, sob a direção de um Exu Chefe de Falange.

Importante ressaltar que essa transformação não categoriza Exu como intrinsecamente bom ou mau. Exu desempenha um papel vital como executor da Lei Divina. Ele é a entidade que mantém o equilíbrio e garante que a justiça seja feita. Semelhante a um policial em nosso mundo, que não é nem bom nem mau por natureza, mas que cumpre seu dever de acordo com as leis estabelecidas.

Assim, a Exunização é um processo profundo e fascinante, que serve como um lembrete da intrincada teia de evolução, regressão e redenção no universo espiritual. E, ao centro desse processo, está Exu, garantindo que a ordem e a justiça prevaleçam.

Da Decadência Espiritual à Redenção em Umbanda

Na vastidão da jornada espiritual, é essencial reconhecer que os espíritos, assim como os humanos, navegam por altos e baixos em sua trajetória. Uma das mais marcantes descidas espirituais ocorre quando um espírito humano se deteriora até ser redirecionado para uma dimensão abarrotada de energia adversa, uma esfera situada no lado esquerdo e em níveis subalternos do reino espiritual.

Ao emergir neste plano, os espíritos encontram um cenário adverso, tendo que batalhar pela sobrevivência em face da escassez de sustento espiritual. Envolvidos em um turbilhão de emoções e desamparo, tais espíritos podem descer a patamares mais obscuros de desequilíbrio mental e emocional, frequentemente vivenciando o que se denomina de “delírio espiritual”. Se este espírito atinge um grau de degradação aparentemente irrecuperável, ações decisivas são postas em prática.

Neste estágio, o espírito é direcionado para domínios sob a égide do Mistério de Exu. Neste ambiente, o espírito passa por um intenso processo de purificação, sendo completamente drenado de todas as energias e emoções negativas. Ele entra em uma fase de pausa ou “sono espiritual”, tornando-se completamente neutro.

Após este processo de purgação, inicia-se a meticulosa fase de exunização. Com a orientação e condução de um Exu Guardião, o espírito é magnetizado e moldado. Despertando dessa metamorfose, ainda em um reino denso, o espírito renasce com uma nova persona como Exu. Ele passa, então, a se associar a espíritos de natureza similar, sob o comando de um Exu mais evoluído ou por decisão própria.

Evoluindo nesse caminho, esses Exus adquirem designações e identidades simbólicas, tal como o renomado Exu Tranca Ruas. Eles podem ser convocados a servir nas linhas da Lei de Umbanda, dando início à sua genuína senda de redenção. Como um Exu de Lei, sua missão é proteger, guiar e orientar médiuns em sua caminhada espiritual. Desfazendo mitos, um Exu de Lei não detém a prerrogativa de prejudicar, mas deve atuar em consonância com os estatutos da Lei de Umbanda.

A exunização simboliza uma travessia de renovação e redenção, atestando que mesmo os espíritos que decaíram às profundezas mais sombrias possuem a possibilidade de resgate e de servir a uma causa maior. Este é um testemunho do amor e sabedoria infindos do cosmos espiritual.

Raphael PH. Alves

Raphael PH. Alves

Sacerdote Espiritual, Escritor, Hipnólogo, Mago e Mentor de Desenvolvimento Pessoal e Espiritual, Raphael PH. Alves tem dedicado os últimos 28 anos ao desenvolvimento de métodos que auxiliam as pessoas a se despertarem como seres humanos e como seres espirituais para que assim possam atingir o máximo potencial de suas vidas. Conhecido por todo o Brasil por ser um grande instrutor e praticante da Magia Prática, Ocultismo, Espiritualidade, Religiosidade e Ferramentas Científicas para mudanças de crenças e de reprogramação mental, PH como também é conhecido, estudou o que existe de mais avançado em Desenvolvimento Espiritual, Mediúnico e Humano com os maiores especialistas no assunto do Brasil, foi Sacerdote de Umbanda por 10 anos e faz parte de Ordens Iniciáticas como a Antiga e Mística Ordem Rosa Cruz (AMORC) e é membro do Colégio do Magos; É fundador da maior plataforma online de estudos sobre Umbanda do Brasil, a Umbanda Prime e foi o criador do Método de Desenvolvimento Mediúnico Online em casa no ano de 2020. Já transformou pessoalmente a vida de mais de 5 mil pessoas em palestras e cursos, já alcançou mais de 4 milhões e 400 mil visualizações em seu canal no YouTube, e é escrito de 2 livros escritos, “Chakras na Umbanda” publicado pela Madras Editora, e o romance espiritual “Encantado” publicado pela Editora Mariwô.

Compartilhe nas Mídias:

Agora comente aqui abaixo o que achou:

Feito com 💜 © 2023 UMBANDAPRIME
CNPJ 15.518.217/0001-65

plugins premium WordPress