Será que Exu é o Demônio?

Muitos associam a imagem de Exu ao Diabo, mas como isso aconteceu?

sera-que-exu-e-o-demonio-umbanda-prime-raphael-ph-alves
Samuel Ajayi Crowther, foi um bispo da Igreja Anglicana e linguista nigeriano, o mais conhecido religioso cristão africano do século XIX. Wikipédia

A Tradução da Bíblia e o Erro de Crowther

O que será que aconteceu para que houvesse a Demonização de Exu?

Vamos embarcar em uma viagem ao ano de 1843. Nesse ano específico, Samuel Ajayi Crowther, um ex-escravo nigeriano e então bispo da Igreja Anglicana, conclui a primeira tradução da Bíblia Cristã para o iorubá, um dos principais idiomas da África Ocidental. Em sua visão, ele estava combatendo a escuridão através do evangelho. No entanto, sem querer, cometeu um erro significativo: associou a divindade africana Exu ao diabo bíblico. Como resultado desse erro, a percepção das religiões africanas se modificou, inaugurando uma série de mal-entendidos que persistem até os dias de hoje.

Satanás e Exu: Duas Figuras, Duas Essências

No Cristianismo, Satanás, ou o diabo, é a entidade que provoca o pecado, espalha a luxúria e personifica tudo que é ruim. Ele reina no inferno, e, de forma interessante, seu coração não abriga qualquer sentimento positivo, almejando apenas corromper a humanidade. Em contraste, Exu, ainda que algumas vezes descrito como difícil ou trapaceiro, tem uma essência bem diferente. Ele protege a humanidade contra a injustiça, servindo como um defensor dos que não têm poder e, acima de tudo, um símbolo de resistência e força.

sera-que-exu-e-o-demonio-umbanda-prime-raphael-ph-alves

A Expansão do Cristianismo e a Colonização da África

No ano de 313 d.C., Constantino, o imperador romano, decidiu acabar com a perseguição aos cristãos ao publicar o Édito de Milão. Posteriormente, em 391 d.C., o Império Romano adotou o Cristianismo como sua religião oficial, e a fé começou a se espalhar globalmente. Mas e se a história tivesse tomado outro rumo? Imagine se as crenças africanas tivessem dominado o mundo. Nesse cenário alternativo, teríamos cidades repletas de terreiros africanos e igrejas escondidas em cantos discretos.

Infelizmente, a história seguiu um caminho diferente. Durante a colonização, um sofrimento inimaginável foi imposto à África em nome da “civilização” e do “progresso”. Escravizaram milhares de vidas, arrancando-as de sua terra natal. Em consequência disso, subestimaram e marginalizaram as crenças africanas, até mesmo as demonizando. Esse processo serviu como justificativa para o domínio europeu, pintando os que resistiam à opressão como encarnações do mal.

sera-que-exu-e-o-demonio-umbanda-prime-raphael-ph-alves

A Demonização de Exu no Brasil

No Brasil, especificamente, os colonizadores europeus demonizaram Exu, associando-o ao mal. Essa falsa identidade se espalhou não somente entre descendentes de africanos, mas também entre novos adeptos das tradições religiosas africanas. Assim, a imagem de Exu se transformou. Em vez de um orixá defensor, passou a ser visto como um ser maligno, um retrato distorcido criado pela visão eurocêntrica.

sera-que-exu-e-o-demonio-umbanda-prime-raphael-ph-alves

Assim, a imagem de Exu se transformou. Em vez de um orixá defensor, passou a ser visto como um ser maligno, um retrato distorcido criado pela visão eurocêntrica.

Toque no banner abaixo e assine a Umbanda Prime e tenha Acesso Completo ao Curso Exu na Umbanda!

fundamentos exu na umbanda umbanda prime assine raphael ph alves
Picture of Raphael PH. Alves

Raphael PH. Alves

Sacerdote Espiritual, Escritor, Hipnólogo, Mago e Mentor de Desenvolvimento Pessoal e Espiritual, Raphael PH. Alves tem dedicado os últimos 28 anos ao desenvolvimento de métodos que auxiliam as pessoas a se despertarem como seres humanos e como seres espirituais para que assim possam atingir o máximo potencial de suas vidas. Conhecido por todo o Brasil por ser um grande instrutor e praticante da Magia Prática, Ocultismo, Espiritualidade, Religiosidade e Ferramentas Científicas para mudanças de crenças e de reprogramação mental, PH como também é conhecido, estudou o que existe de mais avançado em Desenvolvimento Espiritual, Mediúnico e Humano com os maiores especialistas no assunto do Brasil, foi Sacerdote de Umbanda por 10 anos e faz parte de Ordens Iniciáticas como a Antiga e Mística Ordem Rosa Cruz (AMORC) e é membro do Colégio do Magos; É fundador da maior plataforma online de estudos sobre Umbanda do Brasil, a Umbanda Prime e foi o criador do Método de Desenvolvimento Mediúnico Online em casa no ano de 2020. Já transformou pessoalmente a vida de mais de 5 mil pessoas em palestras e cursos, já alcançou mais de 4 milhões e 400 mil visualizações em seu canal no YouTube, e é escrito de 2 livros escritos, “Chakras na Umbanda” publicado pela Madras Editora, e o romance espiritual “Encantado” publicado pela Editora Mariwô.

Compartilhe nas Mídias:

Agora comente aqui abaixo o que achou:

Feito com 💜 &copy 2023 UMBANDAPRIME
CNPJ 15.518.217/0001-65

plugins premium WordPress